Notícias | Fique por dentro

14

Set 2018

Índice da ABRAMAT aponta crescimento do setor em agosto

 

Indústria de materiais de construção mantém ritmo de recuperação no ano, à despeito de externalidades

 

A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga nesta terça feira, 10, a edição de seu índice de agosto. Como destaque da pesquisa, temos a sequência do crescimento no faturamento deflacionado do setor, com alta de 0,5% em relação a agosto de 2017 e 1,2% em relação a julho de 2018. O crescimento acumulado nos últimos 12 meses é de 1,9%, enquanto que no acumulado do ano até aqui, a alta é de 1,2%.

Puxando o crescimento do faturamento do setor, os materiais de base tiveram alta de 2,1% em relação ao mesmo mês em 2017 e 1,2% em relação ao mês anterior. Os materiais de acabamento, por outro lado, indicaram baixa de -1,6% em relação à agosto de 2018 e crescimento de 0,8% em relação ao mês anterior.

O emprego na indústria de materiais de construção segue indicando uma reversão de tendência. O acumulado no ano agora é de -0,8%, melhor resultado desde janeiro. No mês anterior, o ano acumulava redução de -0,9% no número de vagas. Foi o terceiro mês consecutivo em que a redução de vagas na indústria de materiais de construção diminui.

“Observamos um mês de estabilidade nos nossos indicadores, mantendo a tendência de retomada do crescimento. Nossa expectativa é de continuidade para essa recuperação do setor até o final do ano, em linha com a previsão de fecharmos 2018 com +1,5%, indicando uma inflexão após 3 anos de resultados negativos no faturamento. Estamos buscando contribuir junto a indústria, Governos e sociedade para que esse crescimento seja sustentável, principalmente com a retomada de obras paradas, continuidade de uma boa participação do varejo e com o resultado de ações implementadas ao longo do ano” comenta Rodrigo Navarro, presidente da associação.

Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Mais Notícias