Notícias | Fique por dentro

15

Set 2014

Governo de São Paulo receberá R$ 11 milhões da União para elaboração de projeto do Ferroanel

Sistema ferroviário para transporte de cargas ganhará três novos trechos para eliminar passagem de trens pelo centro da capital paulista

Um acordo entre o Governo Federal e o do Estado de São Paulo garantirá o repasse de R$ 11 milhões da União para elaboração de projeto básico e obtenção da licença ambiental para obras de implantação do Ferroanel, sistema ferroviário de transportes de cargas. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a previsão é de que o projeto, que ficará a cargo da Dersa, esteja concluído em um ano.

O anteprojeto prevê a construção de três trechos interligando linhas ferroviárias já existentes. O trecho sul ligará Rio Grande da Serra à Evangelista de Souza; o norte fará a ligação entre Engenheiro Manoel Feio e Campo Limpo Paulista; e o trecho de segregação conectará Rio Grande da Serra à Campo Limpo Paulista passando por Ribeirão Pires, Ipiranga e Água Branca.

Atualmente, as concessionárias ALL Logística e MRS Logística são as responsáveis pela operação nos trechos. Ainda segundo a Folha, a tendência é que o governo passe a elas a responsabilidade pela construção dos novos segmentos com a condição de que as vias sejam liberadas para uso de outras companhias.

O objetivo do projeto é eliminar a passagem de trens de carga pela região central de São Paulo e aproximar os trechos ferroviários do Rodoanel.

 

Fonte: Portal Piniweb

Mais Notícias

No Banner to display