Notícias | Fique por dentro

10

Dec 2019

Juntos Somos Mais investe 19 mil horas em plataforma de fidelidade verticalizada e se prepara para a próxima onda de crescimento

Em movimento estratégico, empresa se posiciona como polo de inovação em tecnologia para transformar varejo de material de construção

Dando um passo definitivo em sua trajetória como empresa independente, a Juntos Somos Mais, detentora do maior programa de fidelidade do varejo de materiais de construção e do maior marketplace B2B do setor, lança nova plataforma de fidelidade verticalizada, desenvolvida internamente e preparada para transformar o varejo de material de construção. O novo sistema será a base para a próxima onda de crescimento da empresa.

Na sua concepção em 2014, o programa Juntos Somos + era parte da Votorantim Cimentos e sua plataforma tecnológica gerida 100% por terceiros. A iniciativa de verticalização representa a emancipação definitiva da Juntos Somos Mais e ilustra um cenário pioneiro, em que um projeto nascido dentro de uma grande corporação, constituída de uma estrutura hierárquica bem definida, planejamentos estratégicos e processos longos de teste e aprovação, ganha autonomia suficiente para atuar como uma organização em moldes inovadores, com cultura de startup.

A empresa emprega hoje 50 pessoas e adota uma cultura de startup com um propósito bem definido e uma estrutura baseada em squads – compostas de especialistas em negócio, marketing, operações, tecnologia e inteligência de dados. A formação multidisciplinar do squad permite tomadas de decisões que contemplem diferentes pontos de vista e a autonomia e baixa hierarquia possibilita muita velocidade, encorajando o desenvolvimento de ideias inovadoras. “Nosso propósito é fortalecer e desenvolver o varejo de material de construção e os profissionais de obra do Brasil. Esse direcionamento gera entusiasmo no time que opera com muita autonomia”, diz Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais.

A construção da nova plataforma demandou 9 meses de trabalho, mais de 19 mil horas de desenvolvimento e 12 colaboradores envolvidos. Segundo Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais, o principal motivador dessa mudança foi o ganho de agilidade e autonomia: “Ao internalizarmos a plataforma, nós ganhamos muito mais liberdade para implementar novos produtos e reforçar a cultura da empresa, que é baseada na possibilidade de testar hipóteses e ideias de forma veloz e, assim, chegar a resultados verdadeiramente inovadores sem gastar muito tempo”.

O executivo ressalta que, agora, a Juntos Somos Mais constitui uma identidade própria ainda mais forte e ganha flexibilidade para reagir rapidamente a um ambiente dinâmico de inovação para os participantes do programa de fidelidade Juntos Somos+, que já somam mais de 60 mil lojas e mais 200 mil profissionais cadastrados.

A plataforma, inteiramente criada pela equipe da Juntos Somos Mais, foi desenhada para ser escalável e operar no modelo plug-and-play, que possibilita a integração com qualquer serviço ou parceiro do negócio por meio de add-ons e extensões. A estrutura tecnológica da nova versão foi desenvolvida já em nuvem, aproveitando todos os benefícios de escalabilidade e segurança do cloud computing.

“Já construímos todo o nosso data lake para potencializar a atuação da Juntos Somos Mais como uma empresa orientada por dados e dar mais um passo na aplicação de inteligência de mercado para obter insights sobre o varejo da construção civil que apoiem a atuação dos lojistas e da indústria”, acrescenta Danny Farias, CTO da empresa e responsável por liderar a verticalização tecnológica do programa.

Com a mudança, a Juntos Somos Mais passa a se posicionar definitivamente como uma empresa independente de tecnologia e serviços, com cultura de startup. Para cumprir com seu propósito de desenvolver o varejo de materiais de construção no Brasil, a empresa vem apostando cada vez mais na aplicação da ciência de dados e da inteligência artificial no setor, atuando para transformar um cenário em que mais de 50% das lojas de materiais de construção no Brasil não possuem gestão profissionalizada, segundo Raio-X produzido pela própria empresa.

Em uma série de iniciativas em prol da inovação, recentemente a Juntos Somos Mais anunciou também o lançamento da nova versão de sua loja virtual – que é o maior marketplace B2B do setor e faturou cerca de R﹩ 5 bi em 2018 – e deu as boas-vindas ao Portal Solar em seu programa de fidelidade, fazendo com que os consumidores finais que frequentarem as lojas cadastradas no Juntos Somos + passem a ter acesso à solução completa de energia solar para suas obras e reformas.

Juntos Somos Mais em números:

60+ mil lojas cadastradas

200+ mil profissionais cadastrados

1.2 bilhão de pontos emitidos

350+ mil resgates

21 empresas participantes do programa de relacionamento: Votorantim Cimentos,

Gerdau e Tigre (fundadoras), Santander, GetNet, Linx, Vedacit, Eternit, Suvinil, Bosch,

Casa do Construtor, Ciser, Ourolux, Cozimax, Corfio, Schneider Electric, Portal Solar, e

Marluvas, Brasforma, RenoveJá e Assa Abloy

55+ profissionais com habilidades e background diversificados no time

R﹩ 30 milhões já investidos – R﹩ 50 milhões em investimentos até 2020

Sobre a Juntos Somos Mais

O Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. Desde o início, a proposta era profissionalizar varejistas e balconistas, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com os sócios Gerdau e Tigre, o Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, a Juntos Somos Mais, um ecossistema que pretende revolucionar o varejo da construção civil, fortalecendo e qualificando o varejista. Atualmente, a empresa conta com 50 funcionários. No programa, já são mais de 60 mil lojas e mais de 200 mil profissionais cadastrados. Até 2020, a empresa planeja investir R﹩ 50 milhões na expansão do programa e no aprimoramento do ecossistema, adicionando novas funcionalidades e melhorando os benefícios para os participantes.

Mais Notícias

No Banner to display